Quais os benefícios do azeite de oliva?

Quais os benefícios do azeite de oliva?

Seja na hora de temperar saladas, carnes, massas e muitos outros pratos, geralmente a opção é pelo azeite de oliva. Mas você sabe quais são os benefícios do azeite de oliva? O seu consumo pode melhorar a saúde de toda a sua família! Siga a leitura no Blog PFzinho e vamos aprender mais sobre!

O azeite de oliva, além de saboroso, também está repleto de nutrientes. Destaque nos pratos ao redor do mundo, é um item bastante apreciado e que pode ser utilizado de diversas formas. Com certeza você já sabe algumas e tem as receitas memorizadas, não é mesmo? Mas você já parou para pensar como o azeite é produzido?

Conheça o processo de preparação do azeite de oliva.
Conheça o processo de preparação do azeite de oliva.

Como o azeite de oliva é preparado?

O azeite de oliva é obtido através do processamento da azeitona. Ou seja, para ser chamado de azeite de oliva, ele precisa ser puro, sem misturas com outros tipos de óleo vegetal durante seu preparo.

A composição química do azeite favorece diversas ações do nosso corpo e nos traz os famosos benefícios que ainda iremos tratar aqui. Por isso, na hora de comprar um azeite de oliva é importante ter a certeza de ser um produto de qualidade e preparo fiel.

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre os benefícios do azeite de oliva.
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre os benefícios do azeite de oliva.

Para que serve o azeite de oliva?

O azeite de oliva serve para temperar os mais variados tipos de pratos. Além de saladas e legumes, por exemplo, ela pode substituir a manteiga nos pãezinhos. Uma opção mais saudável para aquele snack no meio da tarde.

Outra alternativa saudável é utilizar o azeite de oliva para grelhar carnes. Ele é uma gordura que aguenta altas temperaturas sem se estragar. Entretanto, evite seu uso para fritar alimentos pois o processo pode liberar substâncias tóxicas para o organismo.

De acordo com estudos, a quantidade de azeite ideal que pode ser consumida está em torno de 1 colher de sopa (15 mL) por dia. Sempre utilizando o azeite para regar os alimentos após o seu preparo.

Afinal, quais os benefícios do azeite de oliva?

O azeite de oliva extra virgem é o tipo que oferece mais benefícios para a nossa saúde. Durante o seu processo, as propriedades e nutrientes são mantidas, oferecendo muitas vantagens ao nosso organismo.

Sendo assim, o consumo diário de azeite de oliva traz diversos benefícios para a saúde. Rico em vitamina E, ácido oleico, compostos fenólicos e gorduras monoinsaturadas, confira os principais benefícios do azeite de oliva são:

  • Controle dos níveis de colesterol;
  • Prevenção do desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Proteção do coração contra os danos dos radicais livres;
  • Diminuição a inflamação no organismo;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Diminuição o risco de câncer e outras doenças inflamatórias crônicas.
Conhecia os benefícios do azeite de oliva?
Conhecia os benefícios do azeite de oliva?

No entanto, é importante entender que não é o simples consumo do azeite de oliva que irá resolver todos os seus problemas de sáude, ok? Sem uma alimentação saudável e uma rotina equilibrada de atividades físicas, os resultados esperados podem demorar para surgirem, ou até mesmo não surgirem.

O ideal é sempre consultar um profissional responsável e ter a indicação correta. Com base no seu organismo, você saberá a melhor dieta, tipo e quantidade de exercícios e muitos outros detalhes para tornar a sua vida, e da sua família, muito mais agradável.

Veja também:

Confira mais conteúdos sobre alimentação saudável no Blog PFzinho:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.