Como você conhece esse alimento? Inhame, inhame-branco, taro ou taioba-de-são-tomé. Não importa o nome que você dá, e sim o quanto você o consome. Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os principais benefícios do inhame. Veja como esse tubérculo milenar viaja pelo tempo e ainda se faz presente nas refeições saudáveis do nosso dia a dia.

O que é inhame?
Com origem na África e na Ásia, o inhame rodou o mundo e foi se popularizando por onde passou. No Brasil, as regiões que mais o consomem são a Sudeste e Nordeste. Um fato curioso sobre o inhame servido no Nordeste é que as receitas com o alimento são tanto salgadas quanto doces.
Além disso, outra curiosidade do inhame é sua coloração. Hoje, podemos encontrá-lo na cor amarela, branca, marrom e roxa.
No entanto, apesar de ser um alimento milenar, presente em diversas culturas e nas mais variadas receitas, poucas pessoas conhecem os benefícios do inhame. Além de compor diversos pratos, também possui um baixo índice glicêmico e muitos nutrientes!Mas, apesar de ser bem conhecido, o que muita gente não sabe é que, além da versatilidade e do sabor delicioso, esse tubérculo de baixo índice glicêmico também é muito nutritivo e entrega várias vantagens para a saúde.
Qual a diferença entre inhame e mandioca?
Muitas pessoas confundem inhame com a mandioca. Por mais que ambos sejam tubérculos com grande valor nutritivo, são alimentos diferentes.
Ao contrário da mandioca, o inhame costuma ser arredondado e peludinho. Assim fica um pouco mais fácil de diferenciar a carinha deles.
No entanto, além da aparência, ambos possuem diferentes características nutritivas. O inhame, por exemplo, se destaca pela riqueza em cálcio, fósforo, ferro e algumas vitaminas do complexo B. Por outro lado, a mandioca se destaca pela quantidad ede vitamina C e por ser mais calórica que o inhame.

Afinal, quais os benefícios do inhame?
Lembra quando falamos que o inhame traz diversos benefícios à nossa saúde? Pois é, não estávamos brincando.
Para começar, por ser rico em fibras, o inhame possui papel fundamental no combate à prisão de ventre. Além disso, as fibras também auxiliam no controle do nível de açúcar no sangue.
Outro destaque positivo é a energia fornecida pelo alimento. Com muitos carboidratos, eles facilitam o ganho de massa muscular e dão aquele aporte de energia para aproveitarmos e nos mantermos focados durante o dia. Por proporcionar uma sensação de saciedade, também ajuda no controle de peso.
Aqueles com histórico de condições cardiovasculares na família podem contrar com o inhame para controlar a pressão e diminuir o colesterol.
Para as mamães e vovós, um dos principais benefícios do inhame é o alívio aos sintomas da menopausa. Existe uma substância chamada diosgenina em sua composição que atua diretamente no controle dos hormônios femininos.

E aí, te convencemos a inserir o inhame no cardápio da sua casa? Navegue também pela Loja Online PFzinho, utilize o cupom “BLOG15” e garanta um desconto exclusivo na compra de comida saudável para crianças e adultos!
Veja também:
- Plantas PANCS: o que são?
- Alimentos que ajudam a combater o stress
- Quais os benefícios do azeite de oliva?