Qual a importância da vitamina D?

Você sabe qual a importância da vitamina D? Siga a leitura no Blog PFzinho e descubra!

Sabia que a vitamina D é uma das 13 vitaminas descobertas no início do século XX? Em pequenas quantidades, ela é capaz de desempenhar um papel crucial no metabolismo. Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda qual a importância da vitamina D para nosso organismo.

A vitamina D é uma substância produzida pelo corpo humano e que possui fundamental importância para o correto funcionamento do nosso corpo, sobretudo para três aspectos em especial: a manutenção do vigor, força dos ossos e a força dos músculos.

Também conhecida como calciferol, a vitamina D está naturalmente presente em alguns alimentos e, para aqueles com dietas restritivas, também está disponível em farmácias e drogarias em formato de suplemento alimentar. 

Além disso, outra maneira de obtê-la é a produzindo dentro do nosso próprio organismo. Isso ocorre através da absorção dos raios ultravioleta da luz solar. Quando eles atingem a pele, acabam acionando a síntese da vitamina D2.

Agora que você entendeu qual a importância da vitamina D, siga a leitura no Blog PFzinho para saber mais sobre suas funções em nosso organismo.
Agora que você já sabe qual a importância da vitamina D, vamos conhecer suas funções!

Qual a função da vitamina D?

Agora que você já entendeu qual a importância da vitamina D, vamos avançar para entender sua função no nosso dia a dia.

A vitamina D age promovendo a absorção de cálcio no intestino e mantendo concentrações adequadas de soro de cálcio e fosfato. Isso permite que a mineralização óssea ocorra de forma normal e evita aquela indesejada contração involuntária dos músculos, causando cólicas e espasmos.

Quando o nosso corpo não absorve a quantidade necessária de vitamina D, os ossos do podem ter uma estrutura mais fina, quebradiça e em casos mais graves, acabarem deformados.

Outra função importante da vitamina D é ajudar o organismo a reduzir inflamações e modular alguns processos como: desenvolvimento celular, manutenção das funções neuromusculares e imunológicas e também o metabolismo da glicose.

O que causa a falta de vitamina D?

O Blog PFzinho já apresentou qual a função e qual a importância da vitamina D para o nosso organismo. Mas o que fazer quando ela está em falta? O que acontece com nosso corpo?

Assim como em outras doenças, é muito comum que, na falta de vitamina D, o corpo humano apresente alguns indícios. Por isso, é importante ter atenção aos seguintes sintomas:

  • Cansaço excessivo;
  • Dores musculares;
  • Fraqueza óssea;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Dificuldade em controlar a bexiga;
  • Baixa imunidade;
  • Demora em cicatrizações.

Todos esses fatores citados acima podem ser causados pela falta de vitamina D. Assim como qualquer outro nutriente, é normal que sua deficiência, quando não tratada corretamente, possa ocasionar em algumas doenças. Todas elas apresentam graves riscos à saúde a longo prazo. Confira abaixo as 5 principais doenças que podem ser recorrentes da falta de vitamina D:

  • Câncer;
  • Depressão;
  • Osteoporose;
  • Pressão alta;
  • Riscos na gestação.

Em alguns casos mais específicos da deficiência da vitamina D, outras doenças podem surgir:

  • asma;
  • diabetes tipo 1 e 2;
  • diferentes tipos de artrites;
  • problemas cardiovasculares.

Qual alimento tem vitamina D?

As fontes alimentares onde são encontradas as maiores concentrações de vitamina D são as carnes, peixes, frutos do mar e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. 

Além dos alimentos, outra fonte muito relevante de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol. Isso só evidencia a importância de tomar banhos de sol diariamente.

Banhos de sol são essenciais para melhorar os níveis de vitamina D em nosso organismo!
Banhos de sol são essenciais para melhorar os níveis de vitamina D em nosso organismo!

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal. Ou seja, não é possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos. Sendo assim, aqueles com dietas restritivas, como veganos, precisam obter sua vitamina D através de banhos de sol diários ou por meio de suplementação. Quando falamos de suplementos, é essencial passar por uma consulta com um médico ou nutricionista. Apenas ele poderá prescrever a quantidade e modo de tomar correto.

Deu para entender qual a importância da vitamina D? Não perca tempo e comece agora mesmo a cuidar da sua saúde com a PFzinho.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!