Dicas para organizar a rotina de sono do bebê

Dicas para organizar a rotna de sono do bebê.

Ter a rotina de sono do bebê organizada é o sonho de todas as mamães e papais. Você sabe qual o horário ideal para os seus filhos irem para a cama? Siga a leitura no Blog PFzinho e acompanhe as nossas dicas para que o seu pequeno tenha horas de sono tranquilas e gostosas.

Você sabia que o comportamento do sono dos seus filhos é um reflexo das suas ações ao longo do dia? Uma rotina muito tranquila, sem atividades e com muitas sonecas pode prejudicar uma noite bem dormida. Se você criar um cronograma de atividades e definir limites de cochilos, pode proporcionar uma noite tranquila e agradável.

Se você sonha que o seu filho siga a famosa frase “dormir como um bebê”, vamos juntas conhecer as dicas PFzinho para organizar a rotina de sono do bebê. Confira!

Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre a rotina do sono do bebê.
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre a rotina do sono do bebê.

Como é o sono do bebê?

Como você já deve saber, sono e apetite estão relacionados em nosso organismo. Para que as crianças tenham uma boa noite de sono, é necessário que fiquemos atentos às atividades de seu ciclo biológico e suas necessidades.

Além disso, o nosso corpo reage ao período do dia em que estamos e às necessidades do momento. Por exemplo, ao escurecer, produzimos mais melatonina, o famoso hormônio do sono. A partir disso é que começa a vir aquela vontade de dormir.

Agora imagine que estamos em um ambiente agitado. O organismo não irá produzir a melatonina corretamente e atrapalhará o sono. Nesse caso, o corpo entende que precisamos de energia, fornecendo então mais cortisol.

Veja também: Alimentos que tiram o sono 

Por que os bebês precisam de uma rotina de sono?

A rotina de sono do bebê é extremamente essencial para um crescimento e desenvolvimento saudável. Todos os bebês precisam de cuidados com o sono. Aqui, uma boa dica é ensinar desde cedo a importância de criar certos rituais na hora de dormir. A criança começará a assimilar o momento em que precisa desacelerar e relaxar. Esse processo tornará a rotina de sono do bebê mais simples e eficaz. Bom para filhos e mamães!

Vamos juntas entender os benefícios da rotina de sono do bebê para a sua casa?
Vamos juntas entender os benefícios da rotina de sono do bebê para a sua casa?

Benefícios da rotina de sono do bebê

Não é segredo para ninguém que um dos grandes desafios de ter filho é a hora de ir pra cama. Quanto antes você conseguir implementar uma rotina de sono eficiente, menos trabalho o seu bebê terá ao dormir. 

Quanto mais relaxado, mais provável que consiga dormir profundamente por muito mais tempo. Além dos benefícios à saúde da criança e seu desenvolvimento, uma boa noite de sono do filho também é uma boa noite de sono para as mães, não é mesmo?

Como criar a rotina de sono do bebê?

Criar a rotina de sono do bebê pode ser um desafio dependendo de como for o cotidiano da sua casa. Entenda que já durante as seis primeiras semanas de vida, a criança pode desenvolver hábitos de sono. Um momento muito importante para que ele tenha ritmos naturais e que estejam de acordo com os seus.

Abaixo, o Blog PFzinho traz 7 dicas essenciais para que você crie a rotina de sono do bebê perfeita! Confira:

Banho

Assim como para os adultos, a rotina do sono do bebê também pode começar a partir de um bom banho morninho. Experimente criar um ambiente relaxante, sem brincadeiras ou músicas. Um banho leve e calmo, para ele sair do banheiro relaxado e pronto para emendar uma boa noite de sono.

Defina os horários

Se você está criando uma rotina de sono, que ela se inicie sempre por volta do mesmo horário. Crie consistência e faça o seu pequeno entender que, quando aquela rotina se inicia, é a hora dele ir se acalmar e se preparar para dormir. 

Historinha para dormir

Uma técnica antiga, porém eficiente. Uma boa história de ninar pode ajudar o bebê a se acalmar e se concentrar apenas em seu sono, e no fim da história, claro. Procure por livros infantis e histórias calmas para criar essa etapa da rotina de sono do bebê.

Quarto arrumado para uma boa noite de sono

Ninguém gosta de dormir em um ambiente claro e barulhento, não é mesmo? Ao preparar o quarto do seu filho, garanta que tudo está confortável e aconchegante. Um ambiente escuro e silencioso pode ser o seu melhor amigo nessas horas. 

Não se assuste caso o seu filho tenha “medo do escuro”. Isso é comum. Quem nunca teve uma luzinha noturna? Aqui você pode optar por uma pequena luz de tomada ou por deixar a porta do quarto entreaberta com a luz do corredor acesa.

Objeto de segurança

Outro ponto em comum para muitas crianças é a necessidade de objetos de segurança. A hora de dormir é a hora de sair do conforto e segurança que a proximidade com os pais traz. Por isso, travesseiros, bonecas, pelúcias ou um cobertor podem ser muito úteis. Tudo para passar uma sensação de segurança e tranquilidade para que o seu filho adormeça em paz.

Objetos de segurança, como os ursinhos de pelúcia, podem fazer a diferença no sono do seus pequenos.
Objetos de segurança, como os ursinhos de pelúcia, podem fazer a diferença no sono do seus pequenos.

E aí, gostou do conteúdo? Você tem mais dicas de como criar a rotina de sono do bebê? Conta pra gente!

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba novidades, dicas e promoções!

Open chat