Sabia que alimentação e sono estão relacionados? A maioria dos alimentos que tiram o sono e deixam seu filho mais acordado são ricos em cafeína. Isso provoca estímulos através do aumento da glicose para o cérebro. Siga a leitura no Blog PFzinho e entenda quais são e os cuidados especiais necessários.
Para que o seu filho tenha uma noite de sono bem dormida, esses alimentos, ricos em cafeína, devem ser evitados pelos menos 4 horas antes de ir para a cama. Porém, pelo efeito estimulante, eles são uma ótima opção para despertar e afastar o sono, melhorando a atenção para estudar, por exemplo.
Os alimentos que tiram o sono devem ser evitados perto da hora de dormir, mas não excluídos da dieta do seu pequeno, ok? Continue a leitura e veja a importância do sono para o seu filho.
A importância do sono para o seu filho
Dormir bem é muito importante para conservar a saúde, principalmente na infância. Por haver um intenso desenvolvimento do corpo e da mente da criança, o sono se torna ainda mais relevante. Por isso, é preciso estar atenta à qualidade das noites dos seus filhos para ajudá-los a encontrar e manter um equilíbrio adequado e saudável.
Pais e mães são responsáveis diretos por ajudar com o sono das crianças. Cabe a vocês estabelecer rotinas e processos que auxiliem a manter o sono regulado. O melhor exemplo? Criar o hábito de uma alimentação saudável.

Alimentos que tiram o sono
Antes de dormir, procure oferecer alimentos com alto valor nutritivo e de fácil digestão. Busque sempre manter um equilíbrio. As crianças não devem ir para a cama ainda com fome. No entanto, preste atenção para que não sejam cometidos exageros que atrapalhem o sono com desconfortos intestinais. Os alimentos que tiram o sono mais comuns em nosso dia a dia são:
- Alimentos ácidos;
- Café;
- Chocolate;
- Chá mate;
- Chá preto;
- Chá verde;
- Refrigerantes;
- Guaraná em pó;
- Carne vermelha;
- Pimenta;
- Gengibre.
O que é insônia?
Resumidamente, insônia é um tipo de distúrbio de sono que afeta o antes, durante e depois do sono. Ele age causando uma série de dificuldades para adormecer ou para se manter em uma boa noite de sono. Assim, quando o seu filho acorda já se sente cansado e, geralmente, sem energia. Se você percebe que o seu filho tem passado por situações assim, fique atenta.

Cuidados especiais com alimentação e sono
Alguns cuidados especiais são requeridos quando se tem problemas com alimentos que tiram o sono. Por mais que esses mesmos alimentos sejam indicados para aumentar a energia do seu filho pela manhã, em algumas situações os alimentos estimulantes ou com cafeína estão contraindicados. Consulte um médico e preste atenção para que não haja o consumo em caso de:
- Histórico de insônia;
- Excesso de estresse;
- Problemas de ansiedade;
- Doenças ou problemas no coração;
Além disso, alimentos ricos em cafeína também podem potencializar o surgimento de problemas de estômago. O ideal é passar por um especialista e desenvolver hábitos e cardápios saudáveis para os seus filhos desde cedo em suas vidas.
Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura:
- Cardápio nutritivo para as crianças nas férias
- Como ler rótulos de alimentos dos seus filhos?
- O que comer no café da manhã saudável?