Boa parte dos problemas de saúde que podem afetar o seu pequeno estão relacionados ao sistema imunológico. Geralmente, os sintomas de imunidade baixa surgem quando nosso organismo não consegue combater os agentes infecciosos. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre!
Sabe aqueles vírus e bactérias a que estamos expostos diariamente? Eles são os principais causadores de febres, dores e outras infecções recorrentes. Sinais desagradáveis que precisam da atenção de nós mamães. É um aviso do corpo do nosso pequeno de que algo não vai bem e precisa de tratamento.
Continue a leitura e vamos juntas entender o que é imunidade baixa e como cuidar da saúde do seu filho.

O que é imunidade baixa?
Para começar, o nosso corpo possui um mecanismo de defesa natural. Milhões de células trabalham a todo instante para garantir que nós tenhamos uma vida mais tranquila e saudável. O sistema imunológico é o responsável por estar atento à invasão de agentes nocivos e os combatendo quando necessário.
O sistema se divide em dois grupos. O grupo Imunidade Inata já está com nós desde o nascimento. O segundo grupo, conhecido como Imunidade Adquirida, refere-se às defesas que desenvolvemos com o passar dos anos, contraindo eventuais doenças e através de vacinas.
Veja também: Vacinação para crianças: entenda a importância
Estamos com a imunidade baixa quando o nosso organismo já não consegue se defender com tanta eficácia. Então, alguns sinais de alerta são emitidos, como gripes e resfriados, por exemplo.
Quais os sintomas de imunidade baixa?
Quando estamos com a imunidade baixa (imunodeficiência), nosso corpo fica fragilizado e propenso a desenvolver algumas infecções e problemas de saúde. O Blog PFzinho separou e listou os principais deles abaixo. São sintomas de imunidade baixa:
- Alteração de peso;
- Anemia;
- Diarreia;
- Doenças recorrentes;
- Dor no corpo;
- Preguiça;
- Problemas de cicatrização;
- Queda de cabelo.

O que é bom para imunidade baixa?
Ao perceber os sintomas de imunidade baixa, é necessário agir imediatamente. Consulte um médico especialista para saber como está a situação antes de tomar qualquer atitude. O seu filho precisa da opinião de um especialista antes de qualquer coisa.
Entretanto, a alimentação saudável está diretamente ligada a imunidade. O principal motivo disso é que o nosso intestino é o responsável pela regulação de aproximadamente 70% das funções imunológicas ativas no organismo.
Além disso, existem nutrientes que são essenciais para auxiliar o bom funcionamento do sistema imunológico. De certa forma, ter bons hábitos alimentares é um diferencial pois auxilia o corpo a estar sempre preparado e com as defesas em dia.
Alguns alimentos se destacam por ajudar a aumentar a imunidade:
- Frutas cítricas: laranja, mexerica, limão, acerola e goiaba;
- Frutas e legumes laranja-avermelhados: mamão, manga, cenoura, beterraba e tomate;
- Verduras verde-escuras: couve, espinafre, escarola, rúcula e agrião;
- Oleaginosas: castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoa, avelã, macadâmia e pistache.
Mas preste atenção: não precisa ficar doente para começar a se alimentar corretamente. Mantenha uma alimentação saudável e evite que sintomas de imunidade baixa surjam. A nutrição é uma das principais bases para uma vida tranquila e leve.
Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura:
- Alimentos ricos em água: por que tão importantes?
- Como fortalecer o sistema imunológico das crianças?
- Gripe em crianças: sintomas e tratamentos