Sintomas de Imunidade Baixa: esteja atenta!

Sintomas de imunidade baixa: preste atenção!

Boa parte dos problemas de saúde que podem afetar o seu pequeno estão relacionados ao sistema imunológico. Geralmente, os sintomas de imunidade baixa surgem quando nosso organismo não consegue combater os agentes infecciosos. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre!

Sabe aqueles vírus e bactérias a que estamos expostos diariamente? Eles são os principais causadores de febres, dores e outras infecções recorrentes. Sinais desagradáveis que precisam da atenção de nós mamães. É um aviso do corpo do nosso pequeno de que algo não vai bem e precisa de tratamento.

Continue a leitura e vamos juntas entender o que é imunidade baixa e como cuidar da saúde do seu filho. 

Vamos juntas entender quais os principais sintomas de imunidade baixa!
Vamos juntas entender quais os principais sintomas de imunidade baixa!

O que é imunidade baixa?

Para começar, o nosso corpo possui um mecanismo de defesa natural. Milhões de células trabalham a todo instante para garantir que nós tenhamos uma vida mais tranquila e saudável. O sistema imunológico é o responsável por estar atento à invasão de agentes nocivos e os combatendo quando necessário.

O sistema se divide em dois grupos. O grupo Imunidade Inata já está com nós desde o nascimento. O segundo grupo, conhecido como Imunidade Adquirida, refere-se às defesas que desenvolvemos com o passar dos anos, contraindo eventuais doenças e através de vacinas.

Veja também: Vacinação para crianças: entenda a importância

Estamos com a imunidade baixa quando o nosso organismo já não consegue se defender com tanta eficácia. Então, alguns sinais de alerta são emitidos, como gripes e resfriados, por exemplo.

Quais os sintomas de imunidade baixa?

Quando estamos com a imunidade baixa (imunodeficiência), nosso corpo fica fragilizado e propenso a desenvolver algumas infecções e problemas de saúde. O Blog PFzinho separou e listou os principais deles abaixo. São sintomas de imunidade baixa:

  • Alteração de peso;
  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Doenças recorrentes;
  • Dor no corpo;
  • Preguiça;
  • Problemas de cicatrização;
  • Queda de cabelo.
A alimentação é parte essencial para aumentar a imunidade!
A alimentação é parte essencial para aumentar a imunidade!

O que é bom para imunidade baixa?

Ao perceber os sintomas de imunidade baixa, é necessário agir imediatamente. Consulte um médico especialista para saber como está a situação antes de tomar qualquer atitude. O seu filho precisa da opinião de um especialista antes de qualquer coisa.

Entretanto, a alimentação saudável está diretamente ligada a imunidade. O principal motivo disso é que o nosso intestino é o responsável pela regulação de aproximadamente 70% das funções imunológicas ativas no organismo.

Além disso, existem nutrientes que são essenciais para auxiliar o bom funcionamento do sistema imunológico. De certa forma, ter bons hábitos alimentares é um diferencial pois auxilia o corpo a estar sempre preparado e com as defesas em dia.

Alguns alimentos se destacam por ajudar a aumentar a imunidade:

  • Frutas cítricas: laranja, mexerica, limão, acerola e goiaba;
  • Frutas e legumes laranja-avermelhados: mamão, manga, cenoura, beterraba e tomate;
  • Verduras verde-escuras: couve, espinafre, escarola, rúcula e agrião;
  • Oleaginosas: castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoa, avelã, macadâmia e  pistache.

Mas preste atenção: não precisa ficar doente para começar a se alimentar corretamente. Mantenha uma alimentação saudável e evite que sintomas de imunidade baixa surjam. A nutrição é uma das principais bases para uma vida tranquila e leve.

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.