Sustentabilidade para crianças: o que ensinar?

Sustentabilidade para crianças: o que ensinar?

Sustentabilidade para crianças é um tema muito popular na atualidade. O futuro do planeta está nas mãos dos nossos pequenos. Então por que não os ensinar como ser sustentável desde cedo? Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais!

Ser sustentável é uma filosofia de vida que engloba o bem-estar de todos. Ensinar sustentabilidade para crianças é uma das maneiras de contribuir com a proteção do meio ambiente. A construção de um mundo melhor começa na educação dos nossos filhos.

O papel deles não é dar continuidade a um legado, é incorporar esses princípios e protagonizarem grandes mudanças na sociedade.

Mas, como educar a sustentabilidade para crianças? Como criar esses hábitos? São dúvidas e informações importantes que você descobre a resposta aqui embaixo. Confira!

Vamos juntos entender qual a importância da sustentabilidade para crianças.
Vamos juntos entender qual a importância da sustentabilidade para crianças.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade refere-se à saúde do planeta. Ser sustentável exige atos conscientes em relação ao consumo diário.

Os hábitos sustentáveis tem como objetivo tornar nosso cotidiano menos agressivo aos recursos naturais do planeta. Buscam afetar o mínimo possível o nosso impacto ambiental no mundo.

São pequenas atitudes no dia a dia que nos levam a grandes conquistas. É importante ensinar sustentabilidade para crianças, pois quanto mais cedo criarem a consciência da importância do meio ambiente, maiores as chances de conseguirmos salvar a natureza.

Sustentabilidade para crianças: por onde começar?

Uma coisa é certa: ensinar sustentabilidade para crianças é um grande desafio. Ter em mente a diversidade de práticas e conhecimentos que podem ser transmitidos é o primeiro passo. Confira alguns abaixo:

Banhos rápidos

Tomar banho é bom, ainda mais no calor. Entretanto, é preciso ensinar as crianças desde cedo que não há a necessidade de demora.

Passar essa consciência na criança logo cedo irá fazer com que sejam economizados litros de água que poderiam ser utilizados para outros fins. Experimente brincar de tomar banho rápido. Um desafio pode ser o passo inicial. Só preste atenção para que o banho seja rápido, porém higiênico.

Uma das maneiras de ensinar sustentabilidade para crianças é através da consciência do que são excessos.
Uma das maneiras de ensinar sustentabilidade para crianças é através da consciência do que são excessos.

Excesso de brinquedos

Ter muitos brinquedos é ótimo. Mas e quando metade deles o seu filho não brinca mais? A hora de brincar não deve ser baseada em quantidade, mas em qualidade. Uma criança não precisa de uma coleção de ursinhos, barbies ou carrinhos, por exemplo.

Aqui ainda temos a possibilidade de ensinar o valor da doação e de dividir o que temos em excesso com os outros. Tudo pode ser doado, mesmo aqueles brinquedos que achamos que ninguém irá querer. Sempre tem alguém que irá ficar feliz e se divertir muito.

Uso da eletricidade

A luz está acesa e não tem ninguém no cômodo? Ensine ao seu filho que isso está errado. TV ligada e ninguém está assistindo? Errado também.

Cuidar do consumo de energia é economia para a família e o meio ambiente. Afinal de contas, a grande maioria das fontes energéticas que utilizamos geram poluentes na atmosfera e prejudicam a natureza.

A reciclagem é parte essencial dos ensinamentos de sustentabilidade para crianças.
A reciclagem é parte essencial dos ensinamentos de sustentabilidade para crianças.

Reciclagem

Reciclar é cuidar da natureza de um dos modos mais puros existentes. É muito importante que as crianças sejam ensinadas e adotem a prática o quanto antes. O melhor método é através das cores da reciclagem. As lixeiras coloridas espalhadas pela cidade podem ser o marco inicial desse aprendizado.

Ensine os seus filhos sobre a reciclagem e a cor das lixeiras. É um ótimo exercício de sustentabilidade para crianças:

  • Vermelho: plástico
  • Azul: papel e papelão
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.