Tipos de óleos vegetais e suas propriedades

Tipos de óleos vegetais e suas propriedades

São muitos os tipos de óleos vegetais presentes em nosso dia a dia. Desde o azeite de oliva até o óleo de soja, todos possuem propriedades e são fundamentais para a nossa saúde. Vamos juntas descobrir todas elas aqui no Blog PFzinho!

Sabia que, além de ser um poderoso ingrediente para transformar o sabor dos seus pratos, os óleos vegetais também são essenciais para o nosso organismo?

Antes de entrar nos detalhes dos benefícios dos tipos de óleos vegetais que consumimos, vamos entender o que eles são. Passo a passo para ninguém se confundir e garantir refeições cada vez mais saudáveis dentro e fora de casa.

Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os principais tipos de óleos vegetais.
Siga a leitura no Blog PFzinho e conheça os principais tipos de óleos vegetais.

O que é óleo vegetal?

Os óleos vegetais são gorduras extraídas de certas plantas. Geralmente, a extração é feita unicamente através das sementes. Entretanto, também é possível utilizar partes como raízes, galhos e folhas.

Formados por triglicerois, definição de três ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol, são insolúveis em água. Por isso, quando misturamos em copos vemos aquele famoso experimento das misturas homogêneas e héterogêneas nas escolas.

Agora que você já sabe o que é óleo vegetal, vamos nos aprofundar e entender suas fontes e benefícios. Siga a leitura no Blog PFzinho e prepare as anotações!

Confira abaixo quais são os principais tipos de óleos vegetais.
Confira abaixo quais são os principais tipos de óleos vegetais.

Quais são os tipos de óleos vegetais?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar dezenas de tipos de óleos vegetais. São muitos os fatores que os diferenciam e definem uma compra. Por exemplo:

  • Sabor;
  • textura;
  • adaptação em receitas;
  • benefícios nutricionais.

O que te faz variar os tipos de óleos vegetais que você compra para sua casa? Vamos agora conhecer os principais óleos utilizados: 

Óleo de Abacate

Começamos pelo óleo de abacate, ainda não tão popular, mas cheio de benefícios. É um óleo vegetal rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na saúde cardiovascular.

Além disso, o óleo de abacate possui vitamina E e variados compostos antioxidantes.

Quando falamos de receitas, o óleo de abacate preenche muito bem saladas, molhos, pestos e canapés, por exemplo.

Óleo de Coco

O óleo de coco é um tipo de óleo vegetal fonte de gorduras saturadas. Por esse motivo, ele vem ganhando destaque nos últimos anos.

No entanto, lembre-se de que nada em exagero faz bem ao nosso organismo. O importante é encontrar um padrão alimentar equilibrado e balanceado. Não é um único item em suas refeições que irá te deixar mais saudável, ok?

Seu sabor marcante e único encaixa bem com pratos como yakissoba, risotos, tortas salgadas e doces.

Óleo de Gergelim

Consumido cru ou torrado, o óleo de gergelim é rico em gorduras mono e poli-insaturadas, as famosas gorduras do bem.

Experimente utilizar o óleo de gergelim temperando saladas cruas, legumes cozidos, assados ou refogados.

Óleo de Linhaça

A fonte do óleo de linhaça são as próprias sementes de linhaça. Ele precisa estar presente em nossas receitas por conta do ômega 3 presente em sua composição. O ômega 3 é muito importante para proteger os nossos corações!

É um tipo de óleo vegetal popular entre veganos e vegetarianos por conta de suas gorduras boas. Elas substituem o que seria consumido através de peixes, por exemplo.

O sabor do óleo de linhaça é delicado e traz notas de amêndoas aos seus pratos. Utilize-o em saladas, vinagretes, molhos e para dar aquele toque especial em sopas e cremes.

Quantos desses tipos de óleos vegetais você tem em casa?
Quantos desses tipos de óleos vegetais você tem em casa?

Óleo de Soja

Provavelmente o óleo mais conhecido e usado no Brasil, o óleo de soja traz muitos benefícios ao nosso organismo. Com gorduras poli-insaturadas, contribuem com o aporte de ômega 6

No entanto, um erro comum que já citamos aqui é depositar todas as suas fichas em um único alimento. O óleo de soja sozinho não irá fazer a diferença. Adote uma alimentação saudável e balanceada. Consulte um nutricionista e veja como montar um cardápio que supra todas as necessidades da sua casa!

Por ter um sabor mais neutro, o óleo de soja encaixa em diversas receitas do nosso cotidiano.

Azeite de Oliva

Esse todo mundo conhece, né? O azeite de oliva faz parte de diversas refeições e momentos do nosso cotidiano. Rico em gorduras monoinsaturadas, fonte de vitamina E e antioxidantes, ele é muito relevante na alimentação.

Além de proteger o coração, controlando o colesterol sanguíneo, ainda ajuda no combate das inflamações e dos radicais livres em nosso organismo.

E não dá pra deixar de falar das suas características sensoriais, não é? O azeite traz aroma, sabor e leveza aos pratos, tornando qualquer preparação especial. E, olha só, dependendo do tipo da azeitona utilizada pra cada azeite, esse ingrediente pode entregar um sabor bastante suave ou com muita personalidade. Tem pra todos os gostos, literalmente.

O azeite é um óleo vegetal versátil. Com sabor e aroma leve, pode ser utilizado para temperar saladas cruas, legumes e verduras cozidos, assados e grelhados.

E aí, gostou de conhecer os principais tipos de óleos vegetais? Qual o que você mais usa? Aproveite e conheça o Empório PFzinho! Adicione mais saúde e nutrição no cardápio da sua casa!

Mais conteúdos sobre alimentação saudável:

Dicas de leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.