O ultracongelamento de alimentos é uma ótima opção para conservar a comida preparada. Uma prática efetiva que serve tanto para evitar desperdícios em uma refeição que sobrou, quanto para planejar a alimentação da semana, por exemplo. Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba tudo sobre!
É comum que as pessoas tenham medo de que o ultracongelamento de alimentos acabe tirando o sabor. Entretanto, quando falamos em ultracongelamento, falamos em um processo adequado e desenvolvido para que você e sua família obtenham o melhor dos alimentos.
A PFzinho é especialista nisso. Continue a leitura e vamos entender um pouco mais sobre!

Quais os benefícios do ultracongelamento de alimentos?
O ultracongelamento de alimentos é um eficiente sistema de conservação. A prática funciona retirando o calor dos alimentos e retardando a ação de micro-organismos.
O fato do processo não modificar a estrutura dos alimentos os mantêm mais saborosos e frescos. Isso torna muito mais fácil o congelamento e consumo de verduras e frutas, por exemplo.
Agora você consegue armazenar comidas que dificilmente ficariam agradáveis ao serem congeladas. O ultracongelamento de alimentos é o presente e o futuro da alimentação saudável!

Quais alimentos podem ser congelados?
Podem ser ultracongeladas diversas opções como:
- hortaliças consumidas cozidas (brócolis, cenoura, vagem e etc.);
- frutas e seus sucos;
- carnes bovina;
- carne suína;
- carne de aves;
- peixes;
- frutos do mar;
- produtos de panificação e confeitaria.
Quais alimentos NÃO podem ser congelados?
No entanto, existem alguns alimentos que não devem ser ultracongelados. Evite realizar o processo com:
- ovos;
- maionese;
- produtos lácteos;
- vegetais e frutas com alto teor de água (melancia, alface e etc.).
São alimentos que acabam perdendo o gosto ou sofrendo muitas alterações em suas texturas.
Embalagens para ultracongelamento de alimentos
As embalagens para o ultracongelamento de alimentos precisam apresentar algumas características específicas. Existem vários tipos, mas para ser segura a embalagem deve possuir baixa permeabilidade ao vapor de água e ao oxigênio, resistência a temperaturas menores e fechamento hermético.
Além das características citadas acima, é importante que a embalagem não ofereça risco de migração de componentes do material da embalagem para o alimento.

Sabia que a PFzinho é especialista em alimentos ultracongelados? Navegue pelo nosso site e confira uma série de opções para adultos e crianças tornarem o seu dia a dia muito mais saudáveis e saborosos! Encontre lanches, sopas, papinhas, pratos feitos, marmitas infantis e muito mais.
Descongelamento de alimentos
O método de descongelamento varia do tipo de alimento. Podemos descongelar em uma superfície de aquecimento, através de imersão em água em ebulição e com ar aquecimento (microondas e fornos).
O ideal é retirar os alimentos do freezer no dia anterior ao consumo e os colocar na prateleira mais baixa da geladeira. Somente após o degelo, o alimento poderá ser preparado.
Mais conteúdos sobre alimentação saudável:
Dicas de leitura:
- Alimentos ricos em zinco
- Comida orgânica: onde comprar?
- Ultracongelamento: tudo o que você precisa saber sobre