Ultracongelamento: tudo que você precisa saber sobre

A vida moderna é quase um sinônimo de correria, o que faz com que muitas pessoas precisem adaptar sua alimentação para opções menos recomendadas, como comida congelada.

Os mercados estão cheios de opções dos mais diversos pratos e tipos de alimentos, e muitos acabam optando por isso, mesmo que saibam que o sabor, textura, e até mesmo qualidade em geral desses alimentos, não são as melhores.

Comidas congeladas têm mais praticidade

Mas a tecnologia inova ano após ano, e não seria diferente quando se trata desse método de fazer com que a comida dure por mais tempo.

E foi assim que surgiu o ultracongelamento, que é, inclusive, uma opção usada cada vez mais por restaurantes, já que traz enormes benefícios aos alimentos que precisam ser congelados nesses estabelecimentos.

Apesar de ainda não ser uma tecnologia tão conhecida pelo grande público, o ultracongelamento tem uma série de benefícios e possuí uma técnica bem diferente daquela já conhecida.

A maioria das pessoas optam por comidas congeladas hoje em dia

Se você procura uma opção mais saudável, segura e gostosa, seja para sua casa ou na hora de escolher a melhor comida congelada para se comprar, embarque nesse texto onde vamos contar tudo que precisa saber sobre o ultracongelamento.

O que é ultracongelamento?

O ultracongelamento é uma técnica que surgiu na Itália, e que é usada principalmente em grandes restaurantes e estabelecimentos que pertençam ao ramo alimentício.

Essa técnica, que também pode ser chamada de flash freezing, é feita através de uma câmara frigorífica especial, muito mais potente e que pode ser chamada de ultracongelador.

A comida dura mais tempo e pode se consumida normalmente

O processo feito por esse aparelho é basicamente o de resfriamento rápido dos alimentos colocados nele, que ao terem o calor completamente tirado deles em pouquíssimo tempo acabam congelando sem que sofram as mudanças que costumam ocorrer no congelamento tradicional.

É esse aparelho que irá fazer com que os alimentos fiquem a uma temperatura de -1ºC à -25ºC, além de ser o agente que faz com que os alimentos sejam congelados.

O ultracongelador se destaca entre outros aparelhos já conhecidos e usados para congelar a comida exatamente pela sua maior potência.

Enquanto que congeladores comuns levam cerca de 24 horas para fazer um alimento ficar completamente congelado, o ultracongelador faz isso em apenas uma hora, com quase nenhuma mudança ou impacto nos alimentos.

Para isso existem três técnicas principais: o congelamento por impacto, o congelamento por hidro fluidização e o congelamento por alta pressão.

Com quase nenhuma mudança nos alimentos
  • O primeiro deles, que é a técnica por impacto, usa de jatos de ar sobre uma superfície sólida, que ao receber esses jatos sofre uma mudança térmica rápida e intensa.
  • Enquanto isso o processo de hidro fluidização faz essa mesma mudança térmica, só que por imersão.
  • Por último, a alta pressão usa de pressões de 200 a 400 mpa para causar o resfriamento.

Para que serve o ultracongelamento?

Durante muitos anos o resfriamento dos alimentos vem sendo usado para fazer com que eles durem mais tempo, algo que ainda hoje é usado não apenas na culinária diária de casa, mas também em grandes estabelecimentos.

O ultracongelamento surgiu como uma alternativa para fazer isso de uma forma muito mais rápida, segura e que mantém as características naturais dos alimentos.

Para fazer com que a comida que não será consumida instantaneamente dure mais tempo em restaurantes, e de maneira mais saudável e que mantenha suas propriedades, como sabor e textura, é necessário que eles a resfriem em baldes de gelo.

Até em restaurantes estão usando essa tática de alimentos congelados

Isso porque é importante que elas percam a temperatura mais rapidamente, até mesmo para diminuir as chances de que aconteça proliferação de bactérias, que podem gerar até mesmo a intoxicação alimentar.

Esse ato de resfriar em baldes de gelo se torna dispensável quando se usa um ultracongelador, porque o ultracongelamento é feito de maneira tão rápida que apenas isso já é o bastante.

Ele é eficiente?

Para se ter uma alimento, ou vários, ultracongelado é bem simples: basta apenas o colocar em uma das câmeras feitas exclusivamente para isso e deixar o alimento resfriar.

Após o processo de ultracongelamento, o alimento pode ser armazenado em um congelador normal, ou seja, a vantagem dele é conseguir resfriar rapidamente, mas para manter o congelado, isso pode ser feito em qualquer freezer, inclusive no seu em casa.

Além disso, essa técnica permite que os alimentos durem muito mais tempo, mantenham suas características e também pode ser feito em grandes quantidades.

Variedades de alimentos que estão sendo consumidos com mais praticidade

Isso é que vem o tornando uma opção cada vez presente em grandes estabelecimentos, que além de terem uma otimização da sua forma de trabalho também conseguem garantir uma qualidade muito maior dos produtos oferecidos aos seus clientes.

As diferenças entre o ultracongelamento e o congelamento tradicional

Se você costuma comprar comida congelada, ou tem o costume de congelar em sua própria casa, já está acostumado a ver que, quando a descongelar, uma quantidade considerável de água saí dela.

Existem muitos componentes dos alimentos, como vitaminas e proteínas, que são solúveis em água.

Ou seja, quando elas são congeladas da forma tradicional, e então descongeladas, a água que sai deles leva consigo esses componentes, tirando muitas das características benéficas desses alimentos.

Algumas vezes o congelador tradicional tira alguns componentes benéficos do alimento

Isso acontece porque durante o congelamento comum são formados microcristais que modificam a estrutura da comida, mudando sua textura, sabor e, como dito antes, facilitando a perda de elementos da sua formação.

Esses microcristais são formados porque a forma como esses alimentos são congelados é extremamente lento, podendo levar cerca de 24 horas para se completar.

Já o ultracongelamento foi criado exatamente para fazer com que esse processo ocorra em um tempo extremamente curto, de cerca de uma hora, o que faz com que não haja tempo para que eles surjam.

O ultracongelador não modifica a estrutura do alimento

Isso faz com que as características da comida sejam preservadas, facilitando inclusive para que alimentos que antes não seriam viáveis de serem congelados agora o sejam.

Além disso, o tempo que esses alimentos podem permanecer refrigerados também aumenta, e como eles não perdem suas características básicas a qualidade ao finalmente comê-los se mantém.

Ultracongelamento e as vantagens para a comida congelada

A primeira vantagem que pode ser citada é sem dúvida a maneira como o ultracongelamento não afeta às caraterísticas organolépticas dos alimentos.

Ou seja: cheiro, textura, cor e sabor acabam se mantendo mesmo que os alimentos fiquem algum tempo refrigerados, o que faz com que eles possam ser consumidos como se fossem frescos.

Não interfere na textura do alimento

Isso é possível graças ao fato do ultracongelamento não interferir na estrutura dos alimentos, o que os torna inclusive muito mais saudáveis, e não apenas por manterem todas as suas vitaminas, proteínas e afins.

A refrigeração acelerada impede que a mudança gradual de temperatura dê a possibilidade de proliferação de bactérias, que pode causar doenças e também que os produtos estraguem mais rapidamente.

É tão bom saber que impede a proliferação de bactérias

Isso faz com que os alimentos sejam muito mais seguros e reduz o desperdício de comida que pode vir a acontecer em muitos restaurantes, além de facilitar na organização dos ambientes.

O uso do ultracongelamento elimina também a necessidade do uso de conservantes, estabilizantes ou corantes, já que sua preparação pode ser feita de forma natural e ainda assim não será contaminada, irá estragar facilmente ou perder seu sabor, textura, cheiro ou cor.

As vantagens do ultracongelamento para quem deseja uma vida mais saudável

Apenas citando os benefícios listados acima já é possível perceber as possibilidades para se adotar uma vida mais saudável através de alimentos ultracongelados.

Afinal, o fato dele não modificar a estrutura dos alimentos, assim os mantendo mais saborosos e frescos, torna muito mais fácil o congelamento e consumo de verduras e frutas, por exemplo, que são comidas que dificilmente ficam agradáveis ao serem congeladas.

Além disso, através desse processo um maior número de empresas que produzem alimentos congelados, assim como restaurantes e outros estabelecimentos do ramo, vem apostando mais na produção de comidas saudáveis e naturais.

Frutas e verduras ainda mais saborosas

Isso permite que você compre os itens que serão consumidos nas sua refeições, tendo um leque de opções muito maior.

Ou então, se preferir comprar um ultracongelador que possa ser usado em casa, pode até mesmo cozinhar sua própria comida e a congelar para que vá consumindo pelos dias.

Isso sem o risco de perder o sabor, tendo opções muito mais variadas, e que dificilmente irão estragar ou serem contaminadas.

Só dá para manter a comida no ultracongelador?

Com certeza não. O ultracongelamento é um processo de resfriamento super rápido, mas após o congelamento dos alimentos, os mesmos podem ser conservados em freezers normais.

Podendo colocar no congelador de casa mesmo

Quanto tempo um alimento pode ficar no ultracongelador?

Depende de uma série de fatores, mas no geral de 3 a 24 meses. .

Zero desperdícios

Ultracongelamento na PFZinho

Na PFzinho usamos o ultracongelamento como maneira de preservar os nutrientes de nossos alimentos orgânicos e oferecer uma ótima opção para pais e mães de refeições prontas e práticas com muita saúde. Não conhece a PFzinho? Então confira nossos pratos orgânicos congelados para crianças agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat